Descomplicamos leilões
Toda arrematação é um processo que compreende desde a escolha do imóvel, sua análise, oferta de lances e a efetivação da sua compra por esta modalidade. O risco principal é o “risco oportunidade”, ou seja, o seu dinheiro no tempo. Por isso é necessário um estudo prévio para evitar problemas na esfera jurídica e imobiliária. Às vezes o imóvel está ocupado e é necessário requerer a imissão de posse judicialmente ou, então, necessita de alguma reforma antes de ser vendido. Mas não se preocupe, pois é garantido o direito de desistência pelo arrematante, na forma do artigo 903 do Código de Processo Civil.
Com base nas arrematações da Sharx, em média uma arrematação completa (até o registro da carta de arrematação na matrícula do imóvel) leva aproximadamente 8 meses. Esse prazo depende de qual modalidade de arrematação você escolher, se judicial ou extrajudicial, bem como em qual período do ano você vai arrematar (devemos levar em conta o recesso do Poder Judiciário). A arrematação judicial envolve prazos legais que devem ser respeitados para que a pessoa que está perdendo seu imóvel possa se defender em caso de alguma irregularidade no leilão. Não há como serem diminuídos estes prazos. Já no extrajudicial, a negociação com a instituição financeira pode até ser mais rápida, mas se o imóvel estiver ocupado será necessário ingressar com um pedido judicial de imissão de posse.
Na arrematação sempre haverá o pagamento de comissão de leiloeiro (em geral, 5% do valor do arremate), Imposto de Transmissão (ITBI) na alíquota municipal de 2% a 3%, Funrejus, custas e emolumentos cartoriais, honorários de advogado e eventuais custas processuais para imissão de posse.
Não. O arrematante, uma vez possuindo a Carta de Arrematação, tem o direito de registrar tal documento na matrícula do imóvel, tornando-se proprietário legítimo do bem. A partir desta fase, o arrematante possui o direito de requerer a desocupação do imóvel caso esteja ocupado.
Nós possuímos várias opções de serviços, desde o radar de oportunidades, até a assessoria completa em leilões. Você escolhe o que melhor lhe atender! Confira os nossos planos em nosso site.
Não. A Sharx não faz a custódia e/ou gestão financeira de qualquer cliente. Entretanto, o cliente deve realizar o pagamento dos serviços prestados pela Sharx, o depósito do preço do lance da arrematação e o pagamento da comissão do leiloeiro. Confira nossos Termos de Uso para maiores informações.
A Sharx possui um departamento jurídico interno composto por advogados especializados em arrematações que realiza o estudo prévio de riscos envolvendo os leilões. No entanto, em caso de ser necessária uma atuação em ação judicial, contamos com escritório de advocacia parceiro.
Não. Ou você terá o imóvel arrematado, ou então (em caso de alguma nulidade ou irregularidade no leilão) terá o seu dinheiro devolvido por uma decisão judicial com correção monetária.
Depende. Caso o imóvel esteja ocupado, dificilmente é possível visitar o interior do imóvel. A visitação, caso o bem esteja ocupado, apenas é possível se houver colaboração do morador. Por outro lado, caso o imóvel esteja desocupado, é possível visitar o imóvel através de contato com o leiloeiro.
Na pessoa física, aplica-se o percentual de 15% sobre o lucro obtido na arrematação. Por outro lado, na pessoa jurídica, aplica-se o percentual aproximado de 6,73% sobre o valor de venda, pouco importando o custo de aquisição do imóvel.